Amazon anuncia lançamento de supermercado sem caixas para 2017

Depois do lançamento de uma livraria física nos EUA, a Amazon decidiu lançar, desta vez, um supermercado físico inovador na cidade de Seattle. Com o nome de Amazon Go, nele o cliente poderá realizar suas compras sem preocupar-se com filas demoradas ou o eventual atendimento ruim de algum caixa.

Para tanto, bastará ao consumidor identificar-se logo na entrada do estabelecimento, através de um smartphone, e na sequência retirar, simplesmente, os itens de seu interesse das respectivas prateleiras. Após a aquisição dos produtos, e sem qualquer mediação humana, o cliente poderá ir embora, aguardando somente a fatura do cartão com os valores da compra para o pagamento.

A iniciativa da Amazon busca tornar mais simples e práticas as compras do dia a dia, e para isso ela investiu pesado em tecnologia. O supermercado Amazon Go é inteiramente automatizado, possuindo prateleiras de visão computacional, uma fusão de sensores em diversos pontos estratégicos e um sistema de aprendizado de máquina profundo. Com essas ferramentas, a empresa poderá identificar o cliente através de seu rosto, e os sensores, por sua vez, registrarão cada item retirado das prateleiras. Caso desista de algum item, o cliente poderá devolvê-lo na respectiva prateleira que um sensor registrará a devolução e cancelará o item no carrinho virtual.

Com toda essa tecnologia implementada, a Amazon Go poderá funcionar sem a presença de vigias ou de caixas, facilitando a vida do consumidor e diminuindo os gastos de operação do estabelecimento a médio e longo prazo.

A inauguração oficial do Amazon Go, na cidade de Seattle, está prevista para o começo de 2017. O estabelecimento possui 170 metros quadrados, e além da diversidade de produtos, conta com a preparação local das mais variadas refeições. Enquanto os cidadãos de Seattle aguardam a novidade, somente os funcionários da empresa têm permissão para testar e utilizar esse novo protótipo de supermercado.

Segundo informações do “The Wall Street Journal”, a Amazon planeja abrir 2 mil novos estabelecimentos do Amazon Go se a experiência em Seattle der resultados positivos. Além disso, segundo informações não oficiais, a empresa pretende inovar com pontos de venda próximos a estradas e rodovias.

Robert Iliajson

Originalmente, a ideia pertence ao empreendedor e profissional de TI Robert Ilijason, da Suécia, que inaugurou um estabelecimento similar na cidadezinha de Viken, no início deste ano. Iliajson, que é pai solteiro, teve essa iniciativa empreendedora depois de precisar viajar até outra cidade para conseguir alimento para seu filho pequeno, durante a noite, devido ao fechamento de todos os estabelecimentos de Viken no período noturno. Hoje, a cidadezinha de 5 mil habitantes tem seu mercado 24 horas, cuidada unicamente por Iliajson, sem o auxílio de funcionários e sem maiores preocupações.

Saiba mais: http://bit.ly/2gLWUQj