Caixa Econômica libera a segunda remessa do dinheiro das contas inativas e adianta o saque

O governo adiantou para sábado, 8 de abril, o resgate das contas inativas do FGTS. E de novo vai ter plantão na Caixa. São 11 bilhões de reais prontos para o saque para as pessoas nascidas em março, abril e maio. A antecipação é exatamente porque esse é o maior grupo de contas inativas no calendário de saques. Pela primeira vez teve gente que levou susto e não achou dinheiro que estava na conta inativa.

A decisão da Caixa é de abrir já no sábado para que essa leva de trabalhadores com contas inativas para dar conta de atender 7,7 milhões de pessoas. Esse é o maior grupo dos cinco que terão direito ao saque. A Caixa avaliou que era melhor criar mais uma data no fim de semana para diminuir um pouco as filas que podem se formar a partir da semana que vem.

Tem direito a sacar agora quem tem conta inativa e nasceu em março, abril ou maio, foram 1,1 milhão de pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro, mas ainda não sacaram o dinheiro. A partir do sábado dia 7 de abril, as agências vão ficar abertas das 9h até as 15h, e os números de agências que irão funcionar no fim de semana, vai ser maior que no mês passado.

Serão cerca de 2.100 agências que estarão abertas e mais 200 agências que terão a sala de alto atendimento com empregados da caixa para orientar, esclarecer e tirar dúvidas do trabalhador. Até agora 5,9 bilhões de reais já foram sacados das contas inativas do FGTS.

Para dar tudo certo o trabalhador precisa ficar atento às regras:

Quem tem até 1.500,00 reais na conta inativa do FGTS, pode sacar no autoatendimento se tiver a senha do cartão cidadão. Até 3.000,00 reais, o saque pode ser feito no autoatendimento, nas lotéricas e também correspondentes da Caixa, com o cartão cidadão e a senha.

Acima de 3.000,00 reais, somente poderá ser realizado o saque nas agências da Caixa. Para evitar qualquer problema é bom levar a identidade, carteira de trabalho ou outro documento que comprove a rescisão do contrato. Quem for sacar mais de 10.000,00 reais, tem que apresentar esses documentos.

Tem muita gente preocupada porque entrou essa semana no site ou no aplicativo do FGTS e não encontrou o saldo das contas inativas. Calma que o dinheiro está lá. A Caixa Econômica explicou que isso acontece com todos os trabalhadores que tem o direito de sacar agora. Isso acontece porque a legislação permite que o saque seja feito diretamente da conta inativa, e para garantir que o dinheiro estará liberado no sábado, o banco teve que transferir o saldo da conta inativa para uma outra conta. Uma que já foi indicada pelo correntista da Caixa, ou uma conta que o banco está criando especificamente para efetuar esse saque.

2,3 milhões de trabalhadores têm conta na caixa e não precisarão ir até a agência. O dinheiro vai cair direto na conta já no sábado. Só esses trabalhadores receberão 3 bilhões de reais. Ao todo são 11,2 bilhões de reais que poderão ser sacados só por este grupo. Esse dinheiro deve ajudar a aquecer a economia. Mas nunca é demais lembrar que os tempos ainda são difíceis, a taxa de desemprego está alta e por isso não dá para se empolgar e sair gastando.

 

Veja também: Dicas de como poupar melhor o seu dinheiro.