Cenouras coloridas chegarão no Brasil 

Image result for cenouras coloridas

Parece uma daquelas transgenias criadas em laboratório, mas não são. As cenouras coloridas são alimentos totalmente naturais e riquíssimos em diversos nutrientes importantes para a saúde humana. A boa notícia é que elas chegarão em breve no Brasil, para que todos os brasileiros possam desfrutar das delicias de comer as cenouras coloridas.

Elas ficaram bastante famosas por causa da Mister Rabbit’s Farm, uma empresa americana especializada em produzir e vender minicenouras coloridas. A cenoura sempre foi colorida, há 5 mil anos elas possuíam as colorações: roxo, branco, vermelho e amarelo. Até que o cultivo em grande escala para atender a demanda mundial, fez com que essa seleção de cenouras coloridas fosse diminuindo e sobrasse apenas a cenoura de cor laranja.

A cenoura de cor laranja dominou o mercado mundial a partir do século 16. No entanto, alguns pequenos agricultores ainda produziram as cenouras coloridas para o consumo próprio, o que fez com que as espécies fossem preservadas. Pequenas e com cores vibrantes, elas chegarão no Brasil sem cascas e lavadas. Andrea Forlenza, que é nutricionista e diretora da Nutravie, afirmou: “Essa possibilidade traz benefícios, porque as cores representam substâncias ativas diferentes”.

A nutricionista Andrea Forlenza falou sobre a importância nutricional de cada cor das cenouras:

A cenoura roxa, contém grandes quantidades de antocianinas, que é muito importante para o bom funcionamento do coração e da cognição. Os alimentos vermelhos são ricos em carotenoides e em outras substâncias que agem na prevenção de câncer, como é o caso da cenoura de cor vermelha. Outra bem parecida na cor é a cenoura de cor laranja, a mais comercializada, ela é rica em betacaroteno, um nutriente que fortalece a imunidade do corpo e deixa a pele mais bonita. A amarela possui grandes níveis de luteína e zeaxantina, nutrientes importantíssimos para a proteção dos olhos. Por último a cenoura de cor branca, ela é rica em flavonoides, uma substância indispensável na manutenção das artérias e no bem-estar do ser humano.

Andrea ainda dá dicas de como consumir essa variedade de cenouras que só tem a contribuir para o nosso organismo. No geral, elas devem ser incluídas na alimentação como se faz com a cenoura de cor laranja, não há nenhuma regra específica para isso. Elas podem ser misturadas em saladas, temperadas com azeite e outros temperos de uso comum. A única observação é que as cenouras devem ser consumidas com alguma gordura, para que a absorção de seus nutrientes seja ainda melhor.

Outra característica muito importante no consumo das cenouras coloridas ou de qualquer outro alimento, é que ele seja orgânico. Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e pesticidas que são prejudiciais e cancerígenos. Além disso, os alimentos orgânicos conseguem concentrar um número muito maior de nutrientes e tem sabores mais acentuados que os convencionais.