Jornal ZH, de Eduardo Sirotsky Melzer, ganha prêmios no Society for News Design

O prestigiado prêmio Society for News Design (SND) premiou dois especiais do jornal Zero Hora, de Eduardo Sirotsky Melzer, sendo eles o especial “Mangá Colorado”, elaborado por Gilmar Fraga e Diogo Perin, e o “Descubra seu candidato”, feito por Leonardo Azevedo e Guilherme Maron. A SND é uma organização internacional cujo intuito é melhorar as técnicas de comunicação com foco no jornalismo visual.

O especial político “Descubra seu candidato” consistiu em um quiz de perguntas e respostas no qual os internautas deviam responder perguntas dando a sua opinião sobre várias questões. A partir das respostas, o especial mostrava ao usuário com qual dos candidatos a prefeito de Porto Alegre ele tinha mais pontos em comum.

Já o especial sobre futebol “Mangá Colorado” foi em formato de história em quadrinhos e desenvolvido para comemorar o aniversário de 10 anos do título Mundial de Clubes, ganho pelo Internacional em 2006.

Atualmente, o Society for News Design está em sua sexta edição, e para a premiação desse ano, foram escalados 14 profissionais para a revisão dos milhares de projetos enviados para concorrer a premiação. A entrega dos prêmios aos vencedores será feita em um evento na cidade de Charlotte, entre os dias 19 e 21 de abril.

Essa não é a primeira vez que o jornal Zero Hora, de Eduardo Sirotsky Melzer, se consagra como ganhador dessa premiação. Em 2016, o jornal já havia conquistado um prêmio com o game “Seja um Libertador da América”, também com produção de Leonardo Oliveira e Guilherme Maron, e desenvolvido para recordar o aniversário de 20 anos do bicampeonato da América conquistado pelo Grêmio. Além disso, no ano anterior, o Zero Hora também foi premiado por um especial em forma de infográfico e ilustrações feito em comemoração a Copa do Mundo de 2014.

Eduardo Sirotsky Melzer é formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e atualmente exerce a função de presidente do Grupo RBS, que foi fundado nos anos 50 pelo seu avô, Maurício Sirotsky Sobrinho. O conglomerado da empresa administrada pelo empresário consiste atualmente em 12 emissoras de TV aberta, 15 emissoras de rádio e 3 jornais impressos, entre eles o Zero Hora.

Antes de assumir esse cargo, Eduardo Sirotsky Melzer iniciou sua carreira profissional nos Estados Unidos, ao fazer um curso de MBA na Universidade de Harvard e trabalhar por algum tempo no país. Anos mais tarde, ao voltar para o Brasil, ele assumiu vários cargos de direção administrativa no Grupo RBS, até chegar ao posto de vice-presidente e, em seguida, presidente.

Desde 2012 na presidência da empresa, Eduardo Sirotsky Melzer tem sido muito elogiado pela adoção de políticas administrativas inovadoras, cujo foco está no desenvolvimento acelerado e orgânico das mídias digitais do grupo, consideradas por ele como o método de comunicação para o futuro. Como resultado desse trabalho de sucesso, o executivo já ganhou vários prêmios nos últimos anos, como por exemplo, o de Empreendedor do Ano de 2015 na categoria Family Businnes pela premiação da Ernst e Young.