Kushner é suspeito de envolvimento com a Rússia

Image result for Jared Kushner

Jared Kushner, o genro do presidente e um dos seus conselheiros seniores da Casa Branca, foi submetido ao escrutínio do FBI na investigação russa, disseram várias autoridades norte-americanas. Os investigadores acreditam que Kushner tem informações importantes para o inquérito. O que não significa que os investigadores suspeitam de que Kushner seja culpado por algo ou que ainda eles possa acusa-lo.

O escrutínio do FBI por Kushner coloca a contra inteligência e a investigação criminal da mesa, não só na porta da Casa Branca, mas também no círculo da família Trump. O Washington Post informou no final de maio que um funcionário da Casa Branca, era uma “pessoa de interesse “, mas não nomeou a pessoa. O termo “pessoa de interesse” não tem significado legal.

Os funcionários disseram que Kushner está em uma categoria diferente dos antigos assessores do Trump, Paul Manafort e Michael Flynn, que são formalmente considerados assuntos da investigação. De acordo com o Manual de Advogados dos EUA do Departamento de Justiça , um sujeito de uma investigação é uma pessoa cuja conduta está no âmbito da investigação do grande júri. Os registros de Manafort e Flynn foram exigidos por intimações do grande júri.

Não se sabe se a Kushner recebeu pedidos de registros de pesquisadores federais. Também não está claro porque as atividades de Kushner atraiu o interesse do FBI, pois os agentes estão investigando se os associados do Trump coordenaram com a campanha russa para interferir nas eleições. O ex-diretor do FBI, Robert Mueller, está liderando a pesquisa como um conselho especial. Kushner se encontrou pelo menos uma vez em dezembro com o embaixador russo, Sergey Kislyak, e também se encontrou no ano passado com um banqueiro russo, Sergey Gorkov.

“Jared Kushner se ofereceu anteriormente para compartilhar com o Congresso o que ele sabia sobre essas reuniões”, disse o advogado de Kushner, Jamie Gorelick. “Ele fará o mesmo se ele for contatado em conexão com qualquer outro inquérito”.

Os assessores do Congresso disseram que gostariam de questionar Kushner sobre essa reunião, e Kushner disse que compareceria voluntariamente perante o comitê de inteligência do Senado como parte de sua investigação na Rússia.

Gorkov é presidente da VneshEconomBank, uma instituição de propriedade do governo russo que foi sancionada pelos EUA desde julho de 2014. Gorkov estudou na escola de treinamento do FSB, um dos serviços de inteligência da Rússia. Kushner, cujo império imobiliário da família vale US $ 1,8 bilhão, de acordo com Forbes, exerce um poder significativo na Casa Branca. Além de tudo isso, ele é casado com a filha de Trump, Ivanka.

O encontro entre Kushner e Gorkov foi admitido pela Casa Branca e pela VEB, no entanto, nenhuma das instituições revelaram o local, a data, ou o motivo do encontro.