Mudanças frequentes de carreira devem ser estratégicas

Em busca de mais flexibilidade no trabalho e procurando por metas desafiadoras mas que tragam satisfação, vários profissionais percorrem por caminhos em diferentes segmentos. Essa experiência pode ajudar e trazer mais conhecimento para abrir em um futuro próximo uma empresa, mas se a carreira não estiver bem alinhada com os objetivos a longo prazo, o profissional pode se atrapalhar um pouco quando a questão é se estabelecer em uma direção na carreira.

Nina Cheng é uma dessas profissionais que tem um perfil mais dinâmico mas que conseguiu ser potencialmente satisfatório. Em menos de dez anos atrás quando terminou a faculdade, a profissional não imaginaria que hoje estaria vendendo capas de iPhone de pele de raposa que chegam a passar o valor de 350 mil dólares, que são 1,1 milhão de reais.

A trajetória profissional que fez Nina chegar aonde está não foi tão previsível quanto o esperado. O seu negócio próprio surgiu depois de ter trabalhado em três setores diferentes: bancário, consultoria e moda. No momento em que sentiu que não tinha a liberdade que precisava, Nina decidiu iniciar a sua carreira no mundo do empreendedorismo e se tornou fundadora da Wild and Woolly, empresa que tem sede em Nova York, nos Estados Unidos, e atua na venda de capas para iPhones e brincos.

Cheng comenta: “Quando comecei a trabalhar (durante a recessão), me considerava agradecida por ter um emprego, passei a sentir que precisava de uma liberdade completa para explorar outras opções”.

Inicialmente mudar de profissão pode se tornar cansativo, mas Cheng tinha conhecimento para apoiá-la obtido em suas experiências anteriores, o que a tornou mais preparada para enfrentar os momentos de frustrações.

Atualmente não existe apenas o conceito tradicional de carreira pois a dinâmica que os novos profissionais têm, gera uma constante mudança que é considerada tão importante quanto o salário ou o cargo. O desafio é manter o foco em uma oportunidade que tenha a ver não apenas com o progresso financeiro, mas também com o crescimento de conhecimento e a identificação com a tarefa, pois os movimentos que são realizados na vida profissional precisam dessa direção.