Professores acreditam em abordagem social como tema de redação do Enem 2017

Image result for enem

O tema da redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, deve seguir o ritmo de edições anteriores, onde o tema esteve focado na abordagem de situações sociais, segundo a opinião de professores.

A redação do Enem tem um peso muito significativo para o candidato conseguir somar pontos, sendo que a nota máxima da redação é de 1000 pontos, e nas matérias de ciências humanas, matemática, ciências da natureza e linguagens, os pontos sofrem variações em cada questão.

O conselho dos professores é que os candidatos se preparem com antecedência para conseguirem boa pontuação na prova. A redação tem um papel fundamental para isso, levando em consideração que o mínimo que é acima de zero pontos na redação deve ser alcançado pelo candidato para validar a pontuação alcançada nas outras matérias. Ou seja, se ele não buscar a pontuação mínima acima de zero pontos na redação, as outras notas não serão mais importantes.

Os professores apontam para as questões sociais como foco da prova, em vista de que o Enem vem seguindo essa linha de temas já há alguns anos, e isso iniciativa o candidatado a refletir sobre questões que abrange a sociedade antes da prova.

“A gente especula que a prova continue tratando de algum tema de grande abrangência e polêmica social, como tem sido nos últimos anos”, diz Leandro Vieira, professor de sociologia e filosofia. A ideia do Enem é estimular os candidatos a buscar uma reflexão de situações sociais e fazer isso fluir antes e após a realização da prova.

Questões como as políticas sociais voltadas para o meio ambiente e a mobilidade urbana, são algumas das apostas de Viera para 2017. “Esse tem sido um grande tema, desde os grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas, e costuma ser cobrado na redação do Enem. Nos últimos anos tem havido um grande debate sobre o que pode ou não ser dito e os limites para a liberdade de expressão”, explica o professor.

A prova do Enem será realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. Houve mudança em relação a aplicação do conteúdo da prova referente ao dia de aplicação, sendo que, no dia 5 serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, com o tempo máximo de realização de prova de 5 horas e 30 minutos. No dia 12 de novembro será a vez de Matemática e Ciências da Natureza, com o máximo de tempo de 4 horas e 30 minutos para o candidato realizar a prova.