Quais são os alimentos essenciais no combate de hipertensão?

Imagem relacionada

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no nosso país e em grande parte dos casos ela é decorrente da pressão alta. De acordo com pesquisas recentes, a pressão alta atinge grande parte da população brasileira, chegando até mesmo a 50% em pessoas da terceira idade.

A Hipertensão não tem cura, mas pode ser baixada através de um controle e de mudanças de hábito. Como uma alimentação saudável e a pratica de exercícios leves, como caminhadas.

Alguns dos alimentos que auxiliam a baixar a pressão são: A Aveia, que além de ser uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, também ajuda no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que acaba por prolongar a sensação de saciedade. Assim, este alimento ajuda no controle da glicose e com o magnésio e o cálcio, auxiliam no relaxamento da musculatura e no inchaço corporal.

As amêndoas e as nozes também possuem inúmeros benefícios, pois possuem altas quantidades de magnésio e por isso atuam como vasodilatadores, ampliando os vãos sanguíneos. O alimento ainda é rico em vitamina E, retardando o envelhecimento e diversas complicações cardíacas.

Os alimentos ricos em ômega 3 como a o salmão, a sardinha, atuam, linhaça e azeite, já que possuem ácidos graxos. Estudos têm comprovado que o consumo diário dessas substâncias auxilia na vasodilatação.

Ervas como a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão e o louro também substituem o sal, o que diminui em grande quantidade seu uso. A redução de sódio favorece a diminuição de retenção de líquidos. Já o Alho, tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, que favorecem o envelhecimento precoce e também combatem o câncer e doenças cárdicas. Os cereais integrais também são ricos em vitaminas, diminuem as chances de diabetes, previnem o câncer e auxiliam na hipertensão.

O Potássio também é outra substância benéfica encontrada em uma gama de alimentos. E por fim, o leite e seus derivados funcionam como hipotensor, atuam na diminuição da pressão sanguínea, o que estimula a eliminação de sódio no sangue.