Saiba como trabalhar na ONU

Sede ONU
Sede ONU

A organização das Nações Unidas (ONU) é responsável por diversas agendas no mundo relacionadas ao combate à pobreza e às mudanças climáticas, à defesa dos direitos humanos e à solução de conflitos. Para lidar com problemas tão complexos, a Instituição conta com profissionais de variadas áreas de atuação, que compõem um expressivo número superior a 44 mil funcionários ao redor do planeta.

Espalhado em agências dos 193 países-membros, o grupo de profissionais precisa ser constantemente renovado para trabalhar em monitoramento de eleições, ajuda humanitária, situações de crise, apoio logístico e questões de desarmamento, por exemplo. Com tantas demandas, a seleção de novos funcionários acaba sendo permanente na Organização, gerando oportunidades para quem deseja não só trabalhar, mas trabalhar por um propósito maior.

Para ser funcionário da ONU

Para trabalhar na ONU, é essencial dominar ao menos um de seus idiomas oficiais (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês ou russo). A maior parte dos cargos exige formação superior, como comunicação, direito, jornalismo, medicina e relações internacionais, entre outros.

O Secretariado da Organização disponibiliza uma página exclusiva para as carreiras, onde o candidato poderá verificar a disponibilidade de cargos e os locais de trabalho. O sistema de seleção se diferencia entre a FAO, UNESCO, UNICEF, etc.

A ONU no Brasil

No Brasil, a ONU atua amplamente por meio de suas agências, programas e fundos, baseados principalmente em Brasília. As vagas disponíveis são publicadas no endereço eletrônico da ONU no Brasil, que aceita preenchimento online do formulário de inscrição. Todo o processo de seleção é gratuito e está amparado pelo princípio de “assegurar o mais alto grau de eficiência, competência e integridade”, de acordo com a Carta das Nações Unidas.

Entre as vagas recentemente anunciadas, há as de especialista em saúde, contador, consultor de banco de dados, além de várias vagas internacionais na Agência da ONU para Refugiados. As diversas áreas normalmente também selecionam carpinteiros, estatísticos, economistas, jornalistas, peritos de computação, produtores de televisão e tradutores.

As categorias de funcionários

Um dos grandes diferenciais do quadro de funcionários da ONU é poder contar com equipes multiculturais, formadas a partir da diversidade geográfica de origem e de atuação.

As categorias se diferenciam em níveis de responsabilidades e de atuação. As chamadas categorias Superiores e de Serviço de Campo exigem atuação internacional ao longo da carreira, diferente das categorias Gerais e Nacionais, de atuação em postos fixos. Por meio de nomeações, podem-se alcançar Cargos Seniores, sendo o maior deles o de Secretário-Geral, com recomendações do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, os funcionários recebem remunerações e benefícios atrativos. Para serviços internacionais e categorias Superiores, são tomadas como referência as remunerações mais competitivas dos serviços públicos nacionais. Já para as categorias de atuação local, têm-se como base as melhores remunerações de acordo com o contexto geográfico.