Segundo novo estudo os cães gostam mais de reggae e rock leve

O que pouca gente suspeitava agora parece estar confirmado, os cães têm gosto musical. Ainda foi constatado que eles também têm preferência de gênero, sendo que a maioria prefere o som do reggae e do rock leve. O estudo foi feito pela Universidade de Glasgow, na Escócia, e com a ajuda da SPCA Escocesa, organização protetora dos animais.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram a influência que as músicas tinham nos diferentes tipos de comportamento dos cachorros. Eles também usaram os batimentos cardíacos dos animais a medida que as músicas eram trocadas nos mais variados gêneros para poderem avaliar. O que eles perceberam foi que os gêneros, reggae e soft rock, apresentaram maior relaxamento nos cães. Neil Evans, professor da Universidade de Glasgow e um dos colaboradores do estudo disse: “Em geral, a resposta para diferentes gêneros foi misturada, evidenciando a possibilidade de que, como os humanos, nossos amigos caninos têm suas próprias preferências musicais”.

O estudo foi feito em um canil em Dumbarton com diferentes cães, os cientistas tocaram cinco gêneros de música diferentes, dentre eles: pop, reggae, motown, rock leve e clássico. A medida que as músicas tocavam, os animais apresentavam certas características como ficar mais tempo deitados ou em pé o que quer dizer que a música influência indiretamente no comportamento físico e também psicológico dos cachorros.

Também observaram a mudança nos batimentos cardíacos dos animais toda vez que uma música era tocada. Todas as músicas tocadas dos cinco gêneros musicais apresentaram grande relaxamento e diminuição dos níveis de estresse dos animais. Então foi avaliado cada um dos gêneros e foi ao som do reggae e do rock leve que os cães demonstraram ainda mais tranquilidade, o que para Evans, caracterizou como os gêneros que mais influenciavam o comportamento dos animais, de forma bem significativa e muito positiva.

A pesquisa apesar de parecer descontraída, tem grande influência e impacto para a vida e bem-estar desses animais que hoje fazem parte da vida de muitas pessoas. Eles estão tão presentes, que no ano de 2013 foi confirmado um número maior de cachorros do que de crianças. Sendo assim, os cães são mais que grandes amigos, eles fazem parte da vida de muitos seres humanos, e saber lidar com eles é fundamental. Dessa forma, saber os gostos musicais do animal pode contribuir muito para que eles estejam sempre bem relaxados.

A descoberta tem tanta influencia que a organização SPCA Escocesa, decidiu que irá investir em diversos aparelhos de som que serão instalados nos canis para que os animais tenham maior tranquilidade enquanto aguardam um novo lar. Os pesquisadores ainda pensam em ir mais a fundo e descobrir também quais seriam as músicas preferidas dos animais e criar uma playlist totalmente personalizada ao gosto dos caninos.

 

Veja também a nova inteligência dos cães.