Conheça Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco Bradesco

Estar a frente do segundo maior banco privado é tarefa para apenas um homem: Luiz Carlos Trabuco Cappi, atual presidente do Bradesco. O executivo assumiu o posto em 2009, sendo apenas o quarto presidente do banco com mais de 70 anos de história. Conheça um pouco mais da trajetória desse profissional. Acompanhe!

Chegada a presidência

Assim que alcançou o posto de presidente, Trabuco (como é mais conhecido) não buscou uma corrida desenfreada pela liderança de mercado recém perdida. Para ele o ranking não é um objetivo primário. Na época chegou a dar a seguinte declaração: “Nosso objetivo é fazer o melhor trabalho nos municípios que atendemos.”

Entre as primeiras ações foi a criação de uma universidade corporativa. Também instaurou novas políticas, como alterações nas lideranças e um programa em que os colaboradores promovidos pudessem ter a palavra, levantar questionamentos e se posicionar no salão nobre do banco. Um espaço destinado apenas para acionistas e diretores.

Compra do HSBC

Foi com foco no crescimento orgânico que o bancou passou os seis primeiros anos sob a gestão de Luiz Carlos Trabuco Cappi. Em 2015, o executivo esteve a frente do que seria a maior transação do ano, a aquisição da filial brasileira do HSBC. Os valores chegaram a US$ 5,2 bilhões, sendo considerada uma das mais caras transações da última década.

A aquisição permitiu que o Bradesco retomasse a briga pelo primeiro lugar entre os bancos privados. Com um somatório simples das participações da instituição permitiu superar o concorrente no número de agências, número de correntistas e total de fundos de investimentos. Também se aproximou do líder na quantidade de ativos, depósitos e empréstimos concedidos.

“Com o HSBC, conquistamos de uma vez o que demoraríamos cerca de seis anos para obter por meio do crescimento orgânico”, disse Luiz Carlos Trabuco Cappi à mídia especializada. De início a compra não foi aprovada pelos órgãos reguladores, mas recebeu sinal verde e deu continuidade ao negócio.

A transação rendeu a Trabuco o prêmio de EMPREENDEDOR DO ANO NAS FINANÇAS pela DINHEIRO. E não foi o primeiro. Em 2003 e 2007 recebeu o troféu como Personalidade de Seguros do Ano quando ainda estava na Bradesco Seguros.

A trajetória na instituição

E foi comandando a Bradesco Seguros onde Luiz Carlos Trabuco Cappi destacou-se e alavancou sua subida até o topo. Chegou em 2003 e ficou até 2009, alcançando a vice-presidência e depois a presidência do banco. Foi o responsável por aumentar a participação de mercado de 23% para 25% e na lucratividade de 26% para 35%.

Trabuco ingressou em 1969, passando por diferentes áreas e níveis hierárquicos. Passou pelo marketing, previdência, seguros, entre outras áreas. Apesar de ter dedicado quase toda a vida ao mercado financeiro, Trabuco é formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo.

Nascido em Marília, Luiz Carlos Trabuco Cappi é um homem avesso a badalações. Tem um estilo discreto, sobretudo nos ternos e nas ações, mostrando-se sempre alinhado a cultura do banco que preside.